Dicas
Dicas para acompanhar o crescimento dos seus animais
Autor: Eng. Zootécnica Sofia Lapa
Acompanhar o crescimento dos seus animais é essencial para saber se estão a crescer de forma correta e para possivelmente selecionar os animais a permanecer no efetivo ou que são refugados e ainda possíveis animais de substituição.
Assim que for possível e seguro, registe o peso dos animais e considere este o peso do animal ao nascimento. Se quiser prevenir rejeição da cria, aguarde dois dias antes de pesar os animais, para garantir que a mãe já criou uma ligação com a cria e a conhece bem. Aproveite esta altura para fazer outros maneios, como colocação de brincos.
Pese os animais em crescimento com regularidade, adapte os intervalos ao que melhor se adequar a sua produção. Se mantiver os animais em extensivo sem recolher a noite, se calhar só os consegue pesar ao nascer e ao sair da exploração. Se os tiver em estabulação permanente vai conseguir mais dados ao longo do crescimento.
O ideal seria ter pelo menos o peso ao parto, do desmame e no dia da venda. Tente sempre ter mais do que um peso intermédio, para conseguir acompanhar o crescimento e detectar algum problema neste crescimento devido a sanidade, alimentação desequilibrada ou mesmo falta de leite da mãe.
Pode fazer este cálculo para todo o período de crescimento, ou só para o intervalo de tempo que tem o peso do animal. Tenham sempre em atenção que o número de dias é sempre o número de dias entre as pesagens que está a considerar e não o número de dias entre as duas últimas pesagens. Ou seja, se estiver a fazer o cálculo para todo o período de crescimento, tem de dividir pelos dias que separam o primeiro do último peso.
Mantenha estas informações organizadas com a ajuda de uma folha de registos. Pode criar a sua própria folha de registos, mas a Capril Virtual disponibiliza uma de forma gratuita. Aceda AQUI.
Publicado em
09/09/2021

Gostou? Quer receber novidades sobre Ovinos e Caprinos no seu telemóvel? É gratuito:
WhatsApp - https://bit.ly/zapCaprilPT