Coinfeção de Coxiella burnetii e Chlamydia spp. no aborto de pequenos ruminantes em Portugal

A falta de diagnóstico correto pode comprometer as estratégias de terapêutica utilizadas
VetDiagnos

O aborto pode afetar uma grande variedade de espécies, com destaque para os pequenos ruminantes. Este acontecimento implica grandes encargos financeiros para os produtores de animais. A Chlamydia e a Coxiella estão por entre as bactérias com maior potencial abortivo. Estas podem infetar um animal simultaneamente, o que é chamado de coinfecção. 

O objetivo deste trabalho passou por avaliar a presença de coinfecções causadas por estes dois agentes em amostras de fetos abortados e placentas provenientes de explorações nacionais. Estas amostras (n=73) foram recolhidas entre 2015 e o primeiro semestre de 2020. 44 delas eram de origem caprina e as restantes 29 de ovinos. Cada amostra foi testada por PCR (Polimerase Chain Reaction) para Chlamydia spp. e Coxiella burnetii

Foram encontrados 25 casos positivos de Chlamydia spp. (34,2%) e 11 casos de Coxiella burnetii (15,1%). Ao nível das coinfecções, estas foram detetadas em 12 amostras (16,4%). Estes resultados demonstram que quando é realizado o diagnóstico de aborto em pequenos ruminantes, é importante ter em conta ambos os agentes, uma vez que ambos podem estar presentes e a contribuir para o quadro clínico. A deteção de apenas um dos agentes pode comprometer as estratégias de terapêutica utilizadas para limitar os distúrbios reprodutivos que ocorrem no rebanho. 

Se tiver ocorrência de abortos sem causa aparente na sua exploração, com a realização do diagnóstico laboratorial pode evitar perdas futuras. O processo é simples e com o diagnóstico a prevenção ou tratamento pode ter melhor resultado. 

Contacte o veterinário que acompanha sua exploração e conheça nossos serviços de diagnóstico. Aceda: http://www.vetdiagnos.pt/

Agradecimento especial a Dra. Anabela Almeida pelo compartilhamento da informação.

Notícia adaptada pela Equipa Capril Virtual com informações VetDiagnos (02/02/2022)



Gostou? Quer receber novidades sobre Ovinos e Caprinos no seu telemóvel? É gratuito:
WhatsApp https://bit.ly/zapCaprilPT

2019 - 2024 Capril Virtual - Política de Privacidade - contacto@caprilvirtual.pt