Editado o Manual de Boas Práticas de Maneio Para Produtores Pecuários em Área de Lobo
ICNF

A Casa da Biodiversidade, em Castanheira, é uma base de campo do CIBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, promovida pela Câmara Municipal de Paredes de Coura, que dedica especial atenção à temática do Lobo.
Na sequência de contactos prévios foi apresentado ao Departamento de Conservação da Natureza e Biodiversidade do Norte o desafio de participar em sessões de esclarecimento sobre o lobo e prejuízos em animais domésticos.
Desafio aceite, foram organizadas pelo Município de Paredes de Coura quatro sessões – duas em Paredes de Coura, uma em Labrujó/Ponte de Lima e outra em Gondelim/Valença – que contaram com a colaboração do CIBIO e ALDEIA (associação que tem como objetivo contribuir para um desenvolvimento sustentável, fundamentado na conservação da Natureza e na preservação da Cultura e Tradições que sobrevivem nos meios rurais).
Decorreram entre junho e setembro, tendo o ICNF sido representado por elementos da equipa que vistoria e aprecia os prejuízos de lobo na região norte, incluindo a chefe da Divisão de Áreas Classificadas.
Nas sessões estiveram presentes produtores e agricultores locais que, motivados pela temática, expuseram dúvidas, receios e fizeram observações, nomeadamente no âmbito da revisão do regime de conservação do lobo-ibérico e regras para o pagamento da indemnização por danos causados diretamente pela sua ação.
Neste contexto foi produzido e distribuído o “Manual de Boas Práticas de Maneio Para Produtores Pecuários em Área de Lobo”.
Notícia adaptada pela Equipa Capril Virtual com informações ICNF (27/09/2019)
Gostou? Quer receber novidades sobre Ovinos e Caprinos no seu telemóvel? É gratuito:
WhatsApp - https://bit.ly/zapCaprilPT