Dicas
Manutenção de registos. Por que fazer?
Autor: Eng. Zootécnica Sofia Lapa
Os diferentes tipos de registos ajudam a melhorar a produção, manter-se organizado e sem perder noção do que precisa de fazer, bem como evitar falhas como falta de vacinas ou reforço em um ou mais animais, manter animais improdutivos ou perder a oportunidade de melhorar o seu rebanho por não saber quais os melhores produtores.
Se nunca manteve registos na sua exploração, comece pelos registos básicos, sanidade e mortalidade.
Comece pelos registos de vacinação, doenças e mortes para começar a identificar e tratar possíveis problemas que possa estar a ter na exploração e evitar falhas na prevenção de doenças.
Depois de ter os registos básicos deve avançar para os registos de produção e reprodução. Estes registos vão ajudar a melhorar a sua produção ao identificar as melhores reprodutoras e mães e as que produzem melhores crias. Também ajuda a identificar possíveis problemas com os machos se existirem.
- Mantenha registos de peso ao nascimento, intermédios e de saída;
- Falhas na gestação;
- Partos, como o número de crias da reprodutora, facilidade de parto e nados mortos;
- Comportamento: se abandona as crias;
- Produção de leite: se uma fêmea tem constantemente 2 ou mais crias mas não tem leite para as conseguir alimentar só vai levar a mais trabalho para si, uma vez que uma ou mais dessas crias vai ter de ser alimentada manualmente.
O nosso concelho é que mantenha os seus registos em papel e, quem conseguir, que os passe para o seu computador onde os pode organizar e analisar com maior facilidade. Existem também sistemas que pode adquirir como brincos e coleiras, que muitas vezes estão associados a outros benefícios, como deteção de cios ou montas.
Pode estar a pensar, mas por que ter este trabalho todo, o que é que eu vou fazer com tantos dados?
Estes dados são importantes para saber o estado geral do seu rebanho, consegue ver com facilidade as fêmeas com maior prolificidade, as que tem tendência a perder gravidez, as melhores mães, etc.
Com estes dados, quando estiver na altura de escolher os animais de reposição e de refugo, consegue identificar facilmente quais são as melhores e ficar com as filhas dessas e quem são os animais que dão problemas e eliminá-los. Não se esqueça que os níveis produtivos não são os únicos fatores a ter em conta para refugo de animais.
Com os registos de sanidade e mortalidade consegue ver que problemas está a ter com maior frequência e pode discutir a mudança ou atualização do seu plano de vacinação e desparasitação para diminuir a sua morbilidade, mortalidade e perdas.
Tudo o que pode ser medido, pode ser melhorado. Conheça o Wezoot e melhore a rentabilidade da sua exploração. E ainda tem um desconto especial para quem nos acompanha. Confira!
Publicado em
17/08/2021
Gostou? Quer receber novidades sobre Ovinos e Caprinos no seu telemóvel? É gratuito:
WhatsApp - https://bit.ly/zapCaprilPT